Mídia digital é todo e qualquer conteúdo que tem como base principal o meio digital, mas não necessariamente só a internet como muitos se confundem, um conteúdo gravado em um pen drive também é uma mídia digital.
Assim como existem as mídias impressas, as mídias digitais dependem de algum meio digital para que elas existam ou que sejam exibidas, acessadas ou consumidas.
Com o grande aumento da internet após os anos 2000, e uma ascensão gigantesca e acelerada após os anos 2008, 2009…, as mídias digitais se tornaram mais fortes quando a sua base é a internet.
Formatos de mídia digital
Os tipos de mídias digitais podem variar e são infinitos, mas os mais populares hoje em dia são:
- Websites
- Redes sociais
- Mini Websites
- Hotsites
- Lojas Virtuais
- Catálogos Digitais
- Vídeos
- Podcasts
- Landing Pages
- CDs (que já nem existem mais) mas são um tipo de mídia digital
- Dvs
- E-books
Tipos de mídia digitais
Os tipos de mídias digitais são os agrupamentos de formatos das mídias, ou seja, a categoria em que um formato de mídia se encaixa.
Vamos listar aqui 4 grandes tipos de mídias digitais:
- Mídia digital Paga
- Mídia digital Própria
- Mídia Digital Gratuita / Espontânea
- Mídia Digital Off-line
Mídia paga
A mídia paga é aquela que você paga ($) para aparecer, então logo após você escolher onde quer aparecer e efetuar o pagamento / acordos de pagamentos, o seu negócio já começará a aparecer nesta mídia escolhida.
Alguns exemplos de mídia paga:
- Google Ads;
- TV Indoor (aqueles que seus conteúdos e anúncios aparecem em elevadores, padarias, restaurantes cafés);
- Facebook Ads;
- Linkedin Ads;
- Instagram Ads;
- Campanhas de links patrocinados em em portais, sites, blog e etc;
- Campanhas de banner e popups em portais, sites, blog e etc;
- Campanhas de remarketing.
Vantagens das mídias pagas
- Você aparece rapidamente;
- Não precisa esperar dias, meses ou horas para aparecer;
- Você pode escolher especificamente onde e como quer aparecer, o seu orçamento será o limite na maioria das vezes;
- Ótimo para apresentar a marca para um volume de pessoas em um curto espaço de tempo.
Desvantagens das mídias pagas
- Quando você deixa de pagar não aparece mais;
- Muitas vezes precisa de altos investimentos, se você desejar aparecer em espaços publicitários premium;
- Muitas vezes não gera autoridade pois as pessoas veem a sua marca mas sabem que você pagou para estar ali.
Mídia digitais Próprias
Mídias digitais próprias são aquelas que estão sob seu controle, ou que você pode tomar um maior destino e providências sobre elas.
São algumas delas:
- Seu blog
- Sua rede social (quando trabalhada de modo orgânico)
- Seu site
- Seu canal no Youtube
Vantagens da mídia própria
- Controle da linha editorial
- Definição de publicações totalmente controlada por você, dia, hora e local;
- Maior controle dos formatos que você deseja trabalhar;
- Gera um conexão boa com o público pois ali ele pode opinar a falar diretamente com a marca.
Desvantagens da mídia própria
- Para empresas e negócios que estão começando esta mídia geralmente possui um alcance de público menor, porém com constância essa desvantagem por ser vencida;
- No início não gera muita autoridade, mas se trabalhada bem este ponto pode se tornar um ponto forte.
Mídia Gratuita / Espontânea
A mídia digital gratuita é aquele espaço que você ou seu negócio recebe de maneira gratuita para aparecer nele.
Geralmente isso ocorre pois você tem um conteúdo importante ou uma temática que muito agrada aquele canal e seus espectadores, leitores etc.
Vantagens da mídia Gratuita ou espontânea
- Notoriedade instantânea para sua marca, pois se seu conteúdo digital aparece ali, isto significa que você ou sua empresa é referência no assunto;
- Grandes oportunidade de negócios;
- Alta exposição para sua marca.
Cuidados com a mídia gratuita ou espontânea
Sempre que for trabalhar com a mídia gratuita e bom levar em conta alguns tópicos para aproveitar com sucesso a oportunidade que você recebeu;
- Verificar se o meio(canal/veículo) que seu conteúdo irá aparecer, realmente vai gerar um valor para sua marca;
- Verifique se o canal que seu conteúdo será veiculado é um canal com conteúdos confiáveis, pois uma vez que o seu conteúdo aparecer nesta plataforma ele será referenciado com os outros conteúdos que ali estão;
- Analise se a linguagem do conteúdo que você vai gerar para aquele canal é adequado ao público que ali está.
Alguns modelos de Mídias Digitais gratuitas ou espontâneas
- Entrevista em portais;
- Convite para comentário em post, estudo ou matéria;
- Backlinks que você não pagou para receber de volta para um de seus artigos;
- Compartilhamento de conteúdos;
- Convite para participar de uma postagem em um blog/portal/canal de notícia de grande notoriedade e público.
Mídia Digital Off-line
São aquelas mídias que estão e são do formato digital mas não estão necessariamente em uma rede online ou até mesmo em exibição mas não deixam de ser mídias digitais.
Veja alguns exemplos de mídia digital off-line
- Exames de ultrassom entregues em CDs DVDs ou pendrives
- Álbuns de formaturas ou casamentos entregues em CDs DVDs ou pendrives
- Tv’s de elevadores e restaurantes;
Quais os melhores formatos de mídias digitais da atualidade
Nos últimos dias alguns formatos de mídias digitais que tem se mais destacado serão listados abaixo:
Porém não significa que, para o seu negócio é a melhor lista ou sequência a ser seguida.
Cada negócio é único e é preciso desenhar uma estratégia de Marketing Digital com qualidade e foco na personalidade do seu negócio.
Dê uma olhada na lista:
- Sites
- Mídias digitais baseadas nas redes sociais,
- Mídias digitais baseadas em vídeo;
- Plataformas de publicação instantânea como Instagram, e TikTok
- Plataformas de Podcasts e música como (Spotify, youtube music, apple music, amazon music
- Ebooks: que por sua vez são um sucesso pois tem conquistador produtores de conteúdos digitais e também tem facilitando a versão digital de milhões de livros
- Landing Pages para captura de leads
Mídias digitais: Vantagens e benefícios
Tempo de produção e distribuição:
Um dos grandes benefícios das mídias digitais é a velocidade com que você consegue-se produzir um conteúdo digital, e ao mesmo tempo após a sua produção seguir para a veiculação deste mesmo conteúdo para uma grande massa de pessoas e isso é possível em questão de minutos.
Mídias digitais permitem uma mensuração mais completa e rápida:
Um outro benefício das mídias digitais é que em pouco tempo você também consegue mensurar os resultados da suas ações como por exemplo:
- Quantidade de pessoas que leram ou acessar um determinado conteúdo;
- Qual o tempo que estas pessoas interagiram com sua mídia digital;
- Quais as características dessas pessoas que tiveram contato com o seu conteúdo digital como: sexo, média de idade, cidade aonde essa pessoa está entre outras informações;
- Qual conteúdo seu foi mais relevante para o seu público.
Maior conexão com seu público
Outro grande benefício das mídias digitais é uma conexão maior com o seu público alvo, ou seja com os formatos digitais a proximidade com o seu cliente atual, leads e prospects se torna muito mais fácil;
Os feedbacks chegam até você em minutos.
Mídias digitais: Cuidados na hora de usar em seu negócio
Um dos maiores cuidados que você deve ter ao ingressar nas mídias digitais e não abrir mão de um bom planejamento;
Com a facilidade de atuar no mundo digital muitas pessoas acabam trabalhando com suas mídias digitais de maneira amadora e com isso não acabam atingindo resultados satisfatórios ou seja acabam produzindo conteúdos que não ajudam o negócio.
Todo conteúdo produzido nas mídias digitais devem ter um objetivo claro e esse objetivo é definido no planejamento
Logo, não comece a atuar em mídias digitais antes de criar um bom planejamento de ação e produção de conteúdo, isto seja, de qual formato for.
Empresa de mídia digital: Qual o papel dela
O papel da empresas de mídias digitais ou das agências de Marketing Digital é auxiliar o cliente em algumas fases importantes:
- Planejamento inicial;
- Definição de estratégias;
- Levantamento dos melhores meios e canais para a marca trabalhar;
- Levantamento de resultados para que novas ações sejam tomadas.
Uma empresa de mídia digital jamais deve fazer recomendações de meios digitais, canais ou veículos de comunicação sem antes fazer um diagnóstico completo do ambiente digital do cliente.
Pois apenas com este diagnóstico e juntamente com o cliente uma estratégia de marketing digital poderá ser realmente completa.
Mídia digital no marketing: Como ela pode ser um diferencial no seu negócio
Sem dúvida nenhuma as mídias digitais fazem o seu negócio ganhar um diferencial frente à concorrência, e também na aquisição de novos clientes ela não fica devendo .
Mas isso só é possível se você realmente adotar um posicionamento correto e usar as mídias digitais com o propósito real de promover a sua marca
Mas sempre esteja com foco nos benefícios que ela traz ao seu consumidor
Motivos que fazem um empresa não crescer no mundo digital
Muitas marcas não conseguem crescer nos meios digitais por alguns motivos:
- Uso de formatos de mídias digitais de forma incorreta e equivocadas, ou até muitas vezes fora do timing;
- Não usar linguagem correta de acordo com a mídia digital escolhida;
- Não manter a constância no mundo digital;
- Desconhecer a persona da sua marca;
- Não defender uma causa ou propósito;
- Não criar publicações que ajudam o público mas só publicar propagandas e promoções
Como começar a trabalhar nas mídias Digitais
Não existe segredo para começar a trabalhar com as mídias digitais
Para começar importante que antes de tudo você faça um planejamento de conteúdo e também defina quais os objetivos você quer atingir em curto e médio prazo.
Após essa fase muitos empreendedores começam essa jornada sozinhos, e depois de um tempo percebem que precisam de uma ajuda extra externa.
Porém, o mais importante é começar a trabalhar com as mídias digitais hoje mesmo.
Veja alguns passos práticos para começar a trabalhar nas mídias digitais:
- Defina uma persona;
- Faça um planejamento;
- Contrate uma agência, nem que for em jobs menores, se você perder tempo fazendo todas as artes, postagens e todas as atividade profissionais você não poderá focar no seu negócios;
- Para empresa que já estão no mercado mas não aderiram trabalhar nas mídias digitais, adorar esta estratégia pode significar severamente a continuidades dos negócios;
- Crie uma linha editorial que ajude a mostrar os benefícios dos seus produtos ou serviços;
- Comece bom o básico (Sites, blogs, redes sociais);
- Depois de adotar estratégias básicas passe para estratégias mais complexas e completas.
Gestão de mídias digitais: A importância desse profissional
O papel do profissional que faz a gestão das mídias sociais vai muito além de apenas criar conteúdos e agendar posts e publicações.
Muitas vezes esse profissional vai trazer experiências que serão muito importantes em seu negócio
Geralmente como esse profissional tem uma visão mais completa de negócio e ele ouvirá a suas ideias e conseguirá te guiar pela melhor sequência de execução e atuação nas mídias digitais.
Inclusive é este profissional que pode te ajudar a evitar caminhos mais desastrosos que por vezes poderão fazer você demorar muito mais tempo para atingir bons resultados.
O marketing digital e as mídias digitais
Muitas pessoas confundem o marketing digital com as mídias digitais quando na verdade o que realmente ocorre é que o marketing digital usasse das mídias digitais para executar e ampliar a suas estratégias
Logo em cada planejamento de marketing digital, são escolhidas as mídias digitais que estão indo de encontro com a marca do cliente.
Podemos dizer então que as mídias digitais são ferramentas das estratégias de marketing digital.