Calendário de marketing 2022: principais datas comemorativas e comerciais do ano

Pensando em ajudar você com o planejamento do ano que está por vir, resolvemos trazer um modelo de calendário de marketing com as principais datas comemorativas de 2022!

Você pode aproveitar essas oportunidades para planejar campanhas de endomarketing, trilhas de conteúdo para blog e redes sociais, ações promocionais para determinados produtos, e muito mais!

Calendário de Janeiro

Principal data: Ano Novo 🍾

As campanhas de venda para o Ano Novo são mais interessantes para os segmentos de turismo, festas, locação e bebidas.

Porém, isso não quer dizer que você não possa pensar em uma ação institucional com o objetivo de aumentar o engajamento nesta data, atrair mais seguidores e estreitar o relacionamento com clientes.

Inclusive, alguns negócios pensam em promoções especiais para os consumidores começarem o ano “com o pé direito”. É uma forma de alimentar aquele sentimento de renovação e crescimento do início do ano e ainda conseguir um aumento pontual nas vendas.

Outras datas comemorativas de Janeiro

  • 7 de janeiro – Dia do Leitor: data perfeita para livrarias e lojas de acessórios, como marca-páginas personalizados.
  • 8 de janeiro – Dia do Fotógrafo: lojas que não vendem artigos de fotografia podem fazer concursos entre os seguidores.
  • 25 de janeiro – Aniversário de São Paulo: boa maneira de agradar o público local, já que a capital sempre figura entre as regiões mais fortes do e-commerce.
  • 26 de janeiro – Dia da Gula: restaurantes, padarias e confeitarias podem apelar pelo desejo de algo delicioso nessa data!

Calendário de Fevereiro

Principal data: Volta às aulas 📚

Geralmente, as aulas de escolas de ensino fundamental e médio começam lá pelo finalzinho de fevereiro. Por isso, é bom que sua campanha esteja rolando desde o início do mês!

Afinal, nem todo mundo deixa para comprar os materiais de última hora.

Sendo assim, a volta às aulas é uma grande oportunidade do calendário de marketing para papelariaslivrariase-commerces de materiais escolares e de escritório, lojas de bolsas e mochilas, entre outros.

Outras datas comemorativas de Fevereiro

  • 1 de fevereiro – Dia do Publicitário: quem sabe você não tira essa data para fazer um agrado para os profissionais por trás das suas campanhas de marketing?
  • 4 de fevereiro – Dia Mundial de Combate ao Câncer: dia especial para promover a conscientização e trazer sensibilidade para a campanha de marketing da empresa, geralmente com ações institucionais.
  • 14 de fevereiro – Dia da Amizade e Valentine’s Day (Dia de São Valentim): não é uma data tão conhecida no Brasil, mas pode seguir a mesma linha das campanhas de Dia dos Namorados!
  • 19 de fevereiro – Dia do Esportista: prato cheio para lojas de artigos e moda esportiva, clubes e academias.

Calendário de Março

Principal data: Carnaval 🎭

Apesar do Carnaval ser uma das datas mais esperadas do ano, ela não se resume em vendas para todos os segmentos.

Assim como o Ano Novo, os segmentos que realmente apostam em campanhas e ações de vendas no Carnaval são turismo, festas, locação e bebidas.

Se fizer sentido para o seu público-alvo, pense em uma campanha institucional descontraída, para fazer parte da festa e atrair mais engajamento no momento.

Por outro lado, alguns negócios também fazem campanhas especiais de venda como uma forma de comemorar a data e oferecer descontos, principalmente para limpa de estoque que ficou do ano anterior.

Tenho certeza que você já viu algum “Carnaval de promoções” por aí! 🙂

Outras datas comemorativas de Março

  • 08 de março – Dia Internacional da Mulher: boa oportunidade para dar descontos para as mulheres, mas sem cair na mesmice de promover apenas eletrodomésticos ou itens considerados “femininos”.
  • 15 de março – Dia Mundial do Consumidor: essa data geralmente é bastante celebrada por todos os tipos de lojistas, então não recuse esforços para garantir as melhores condições possíveis.
  • 20 de março – Início do Outono: época propícia para lançamento de coleções de roupas e acessórios. Quem vende artigos característicos da época, como lojas de vinho ou café, por exemplo, também tem uma boa oportunidade!
  • 21 de março – Dia Internacional contra a Discriminação Racial: lembre os seus clientes que você está do lado certo da história ao lutar contra o racismo. Se der para tirar a crença do papel com uma ação institucional que seja mais do que somente um conteúdo, como doar para uma ONG, melhor!

Calendário de Abril

Principal data: Páscoa 🐰

Enfim, a primeira grande data do calendário de marketing no primeiro semestre do ano!

Com a pandemia, alguns hábitos nessa data mudaram. Um exemplo é a compra no e-commerce, que aumentou bastante a partir de 2020. Acreditamos que essa tendência se mantenha para os próximos anos.

Em suma, essa é uma data interessante para campanhas de marketing em negócios de doces e confeitaria, mercados de alimentos e produção artesanal de chocolates.

E também para o mercado de turismo, já que a Páscoa é um feriado que as pessoas geralmente tiram para viajar.

Outras datas comemorativas de Abril

  • 2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo: campanhas institucionais são a pedida para essa data. Além de divulgar a importância da conscientização, você também pode promover lojas que vendem produtos de apoio a esse público.
  • 19 de abril – Dia do Índio e Direitos Indígenas: boa oportunidade para amplificar a consciência social sobre os problemas enfrentados pela população indígena.
  • 21 de abril – Tiradentes: agências de viagem e acomodações podem apostar neste feriado para atrair turistas por tarifas mais altas, já que a procura tende a ser maior do que em outras épocas.
  • 28 de abril – Dia do Frete Grátis: nem precisa dizer muita coisa, né? Programe-se para oferecer esse benefício em todo o site se quiser aproveitar ao máximo!

Calendário de Maio

Principal data: Dia das Mães 👩‍👧‍👧

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Sendo assim, a data mais relevante do primeiro semestre do ano.

Para a Dia das Mães, o maior beneficiado é o varejo, sejam lojas online ou físicas. Porém, alguns serviços também podem aproveitar essa data para aumentarem suas vendas, como estabelecimentos de alimentação, spas e salões, entre outros.

Outras datas comemorativas de Maio

  • 1 de maio – Dia do Trabalho: celebre a força dos trabalhadores que movem o ecossistema do varejo no Brasil. É uma boa chance para fazer um agrado aos seus colaboradores também!
  • 8 de maio – Dia do Profissional de Marketing: outra ocasião propícia para homenagear quem está por trás desse setor na sua empresa.
  • 13 de maio – Dia do Automóvel: lojas de artigos automotivos e até concessionárias podem preparar ações especiais para essa data.
  • 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd: oportunidade para lojas de quadrinhos, action figures, jogos, e tudo que tenha a ver com o universo geek!
  • 28 de maio – Dia Mundial do Hambúrguer: restaurantes e lanchonetes que servem esse tipo de comida podem fazer promoções especiais, ou criar um novo item no cardápio especialmente para a data.

Calendário de Junho

Principal data: Dia dos Namorados 🥰

Depois do Dia das Mães, o Dia dos Namorados é a segunda data mais esperada do calendário de marketing para o primeiro semestre do ano.

Outras datas comemorativas de Junho

  • 16 de junho – Corpus Christi: outra boa oportunidade para o ramo do turismo, já que o feriado é muito procurado para a realização de viagens.
  • 21 de junho – Início do inverno: perfeito para promover itens característicos da época, como casacos, cachecóis, luvas, cobertores e mais!
  • 28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: além de promover a conscientização, você pode fazer kits específicos para esse público. Também vale investir em produtos com estampa de arco-íris, se for o caso.

Calendário de Julho

Principal data: Um mês de descanso 🏖

Julho é um mês que não possui uma grande data esperada no ano, além de iniciar oficialmente o segundo semestre do ano e anteceder a primeira data expressiva desse período: o Dia dos Pais.

Então, pode ser considerado um mês mais tranquilo para todas as equipes, mas que também usado para já começar o preparo para o que vem aí.

Algumas datas comemorativas de Julho

  • 7 de julho – Dia do Chocolate: as possibilidades são infinitas. Afinal, tudo fica bom com chocolate, né? Restaurantes, lanchonetes e cafeterias podem pensar em itens especiais para o cardápio, ou oferecer descontos nas opções mais “chocolatudas”.
  • 10 de julho – Dia da Pizza: data perfeita para fazer promoções ou sorteios em pizzaria. Já pensou em dar um ano de pizza grátis para um cliente?
  • 13 de julho – Dia Mundial do Rock: lojas de discos, camisetas e outros itens temáticos podem se valer dessa data para oferecer condições especiais.
  • 20 de julho – Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade: criar kits de 2, 3 ou mais itens é uma boa pedida para incentivar a comprar em conjunto ou presentear nessa data.
  • 26 de julho – Dia dos Avós: as ações institucionais são uma boa pedida para sensibilizar avós e netos, bem como criar produtos personalizados para este público.

Calendário de Agosto

Principal data: Dia dos Pais 👨‍👦‍👦

O Dia dos Pais é a comemoração que abre oficialmente o calendário de marketing do segundo semestre do ano — que é aquele com mais oportunidades para o comércio em geral.

Apesar de não estar no topo das datas que mais vendem, é um momento de altas no mercado.

É uma grande oportunidade para lojas de roupa e perfumaria, eletrônicos, ferramentas, estabelecimentos de alimentação, entre outros.

Algumas datas comemorativas de Agosto

  • 15 de agosto – Dia dos Solteiros: aposte em campanhas e itens que celebram a solteirice e remetem à curtição! Promotoras de eventos podem criar festas específicas para a data.
  • 19 de agosto – Dia Mundial da Fotografia: ofereça descontos em itens relativos à fotografia, ou convide seus seguidores a compartilharem suas próprias fotos dos produtos que você vende através de uma hashtag.
  • 29 de agosto – Dia do Gamer: crie promoções específicas para itens que esse público ama, como consoles, games, acessórios e até mobília! Também vale criar conteúdo sobre os principais jogos do momento para gerar engajamento.

Calendário de Setembro

Principal data: Dia do Cliente 💆‍♂️

Setembro também pode ser considerado um mês mais calmo nessa questão de datas comemorativas para o calendário de marketing, salvo o Dia do Cliente (15/09).

Várias lojas e estabelecimentos comerciais usam essa data para promover ações especiais, principalmente de fidelização.

Algumas datas comemorativas de Setembro

  • 5 de setembro – Dia do Irmão: aproveite para vender opções em pacotes de 2, 3 ou mais para incentivar a celebração dessa data.
  • 7 de setembro – Independência do Brasil: feriado é sinônimo de oportunidade para o setor do turismo!
  • 22 de setembro – Início da Primavera: além de lançar de novas coleções de itens propícios para a época, aposte em estampas florais e motivos da natureza para trazer o frescor da estação.

Calendário de Outubro

Principal data: Dia das Crianças 👶

O Dia das Crianças é a data mais fofinha do ano, convenhamos 🙂 Principalmente uma oportunidade para o segmento de brinquedos, games e outras atrações do nicho infantil.

Outras datas comemorativas de Outubro

  • 4 de outubro – Dia Mundial dos Animais: lojas de artigos pets podem criar promoções e kits especiais para os peludos, além de conduzir ações institucionais com ONGs de resgate!
  • 15 de outubro – Dia do Professor: ocasião perfeita para homenagear quem faz parte da formação de todos os membros da sociedade. Promova seus produtos incentivando seus clientes a presentearem quem passou por sua trajetória.
  • 29 de outubro – Dia Nacional do Livro: livrarias podem oferecer descontos em títulos, enquanto outros nichos podem celebrar a data através da criação de conteúdo.
  • 31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween): prato cheio para lojas de artigos festivos, doces e fantasias impulsionarem as vendas! Para outros setores, vale criar campanhas temáticas, apostar na decoração da loja física e criar uma identidade própria para o e-commerce.

Calendário de Novembro

Principal data: Black Friday 🛒

Em Novembro (e até antes!), não se fala em outra coisa para o calendário de marketing: Black Friday! Inclusive, uma das datas mais aguardadas do ano, principalmente por ser uma boa oportunidade para estratégias de queima de estoque e atração de leads para serem usados no Natal.

Outras datas comemorativas de Novembro

  • 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra: considerando que o mês inteiro é dedicado à população negra, crie um calendário de conteúdo consistente para celebrar.
  • 21 de Novembro – Abertura da Copa do Mundo: planeje ações temáticas e aposte em descontos em itens relacionados.
  • 22 de Novembro – Dia do Músico: boa ocasião para lojas de instrumentos musicais, discos e equipamentos de áudio fazerem promoções arrasadoras.
  • 29 de Novembro – Cyber Monday: o dia muda a cada ano, mas é sempre na segunda-feira após a Black Friday. Aproveite para se livrar do estoque que sobrou, que é a proposta da data!

Calendário de Dezembro

Principal data: Natal 🎅🏻

Por fim, o Natal, para encerrar o calendário de marketing com chave de ouro. Essa data é tão forte no mercado como um todo que eu nem preciso ficar salientando isso.

Além disso, não podemos esquecer que a própria ceia é uma grande oportunidade de vendas para o mercado alimentício. Até o turismo ganha, afinal os pacotes de Natal + Ano Novo são ótimos para vendas casadas e promoções imperdíveis.

Outras datas comemorativas de Dezembro

  • 21 de Dezembro – Dia do Atleta: ocasião propícia para lojas de artigos esportivos, moda fitness, criadores de cursos, academias e centros esportivos, entre outros.
  • 21 de Dezembro – Início do Verão: lance a coleção de itens próprios para a época, como é o caso da moda praia, e aproveite a conexão com tudo que tem a ver com férias e descanso!

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